Home  »  A História do Menino Jesus de Praga

A História do Menino Jesus de Praga

Segundo fontes, a estátua do Menino Jesus de Praga é originária da Espanha. Provavelmente, foi feita na Espanha na segunda metade do século 16 ou antes. Diz a lenda que o Menino Jesus apareceu milagrosamente a um monge, que então moldou a estátua com base na sua visão. Uma outra lenda, conta-nos que a estátua pertencia a Santa Teresa de Jesus, que venerou muito a infância de Jesus e espalhou a veneração do Menino Jesus por toda Espanha. Ela teria dado a estátua a um amigo cuja filha iria se casar em Praga.

É um fato estabelecido que a estátua do Menino Jesus foi levada a Praga pela duquesa espanhola Marie Manriquez de Lcara, que se casou com Vrastislav de Pernstejn, em 1556. Mais tarde, ela deu a estátua para sua filha Polixena de Lobkovic como presente de casamento. Ela venerava muito a estátua e muitas vezes recebeu consolo e ajuda dela.

Polyxena de Lobkowicz doou a estátua como um presente precioso ao mosteiro dos Carmelitas Descalços na igreja de Nossa Senhora Vitoriosa. Os carmelitas colocaram a estátua na capela do noviciado para que os jovens monges aprendessem as virtudes do pequeno Jesus. Os noviciados gostavam muito da estátua e realizavam o culto diário diante dela. Mais tarde, o noviciado foi encerrado em Praga e a veneração do Menino Jesus quase cessou.

Em 1631, os saxões tomaram Praga e os carmelitas tiveram que fugir. O mosteiro foi saqueado e o Menino Jesus foi danificado e descartado como lixo.

Os monges voltaram a Praga em 1637. Com eles estava também o Padre Cirilo da Mãe de Deus, originário do Luxemburgo, que recordou o seu tempo de noviço e a poderosa intercessão do Menino Jesus. Ele encontrou a estátua entre lixo velho. Com grande tristeza, ele descobriu que ambos os braços haviam sido quebrados. Durante a oração ouviu o Menino Jesus dizer: “Tem misericórdia de mim e eu terei misericórdia de ti. Dê-me meus braços e eu lhe darei minha paz. Eu te abençoarei tanto quanto você me venerar!”. Eventualmente, o Padre Cyril conseguiu fazer novas armas para o Menino Jesus.

O Menino Jesus começou a abençoar o mosteiro, a população local e também toda a cidade de Praga. Ele foi creditado com uma cura milagrosa e também, entre outras coisas, com a salvação de Praga durante o cerco sueco em 1639. Naquela época, a estátua estava localizada no coro onde os crentes não podiam adorá-la publicamente.

Em 1641 a estátua foi transferida para uma capela da igreja, à esquerda, atrás da entrada (hoje Capela de Santa Cruz). Em 1651, a estátua foi carregada em procissões às igrejas de Praga.

Em 1655 a estátua foi coroada pelo Bispo de Praga. O número de milagres e orações atendidas continuou a aumentar.

A capacidade da capela já não era suficiente. Multidões de admiradores bloqueavam a entrada da igreja. Por este motivo, em 1741 a estátua foi recolocada no seu lugar atual, à direita, no meio da nave da igreja. Em 1776, um altar digno foi construído para a estátua.

A Imperatriz Marie Terezie doou pessoalmente uma túnica bordada ao Menino Jesus em 1754. A veneração do Menino Jesus de Praga começou a se espalhar por todos os outros países do antigo Império Austríaco.

Em 1776, um altar digno foi construído para a estátua. Ambas as paredes da alcova estão cobertas com pratos de agradecimento por intercessões.

O sucessor do trono, Josef II. (1780-1790) lançou uma campanha contra os mosteiros e a religião das pessoas comuns. O mosteiro carmelita em Mala Strana foi abolido como parte das reformas de Josef. A igreja e o altar do Menino Jesus entraram em decadência.

A restauração do altar em 1879 foi bem-sucedida, mas o Menino Jesus teve que implorar o dinheiro para a restauração ele mesmo. Ele fez uma peregrinação pelos conventos femininos de Praga com um saco de mendigos. A soma necessária de dinheiro foi recolhida e, ao mesmo tempo, a veneração do Menino Jesus foi reavivada. Relatos de milagres vinham de todo o Império Austro-Húngaro

O 300º aniversário da veneração do Menino Jesus foi marcado com grande esplendor. O Menino Jesus também foi o foco de grande atenção dos participantes da Convenção Católica de 1935. Na virada do século 19 para o século 20, a veneração do Menino Jesus se espalhou por todo o mundo de forma milagrosa. Criou raízes em grande medida na Espanha, de onde nasceu o Menino Jesus. Os espanhóis e portugueses viajaram com fotos e estátuas do Menino Jesus pelo Oceano Atlântico aos países coloniais da América do Sul. Graças aos missionários, colonizadores e imigrantes europeus, o Menino Jesus é conhecido na Índia, China, Filipinas e na América do Norte.

Devido às ditaduras nazistas e comunistas, a veneração foi silenciada por mais de 50 anos. No entanto, multidões de peregrinos ainda viajavam para ver o Menino Jesus, principalmente de países de língua espanhola.

Em 1993, os Carmelitas Descalços voltaram à Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa. A veneração do Menino Jesus voltou à vida.

O acontecimento mais importante até agora foi a visita do Papa Bento XVI em 2009. Em seu discurso, o Papa afirmou que o Menino Jesus de Praga demonstrou a proximidade e o amor de Deus por meio de sua ternura infantil. O Papa rezou pelas crianças vítimas de violência e de diferentes formas de abuso. Ele também orou por famílias quebrantadas e infiéis. Ele ofereceu uma coroa de presente para o Menino Jesus.

SANTUÁRIO MENINO JESUS DE PRAGA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

× Fale com o Santuário